Chamamos de ácidos graxos ômega-3 «bons», principalmente por causa de seus benefícios para o coração e o sistema cardiovascular. Eles são um tipo de ácido graxo que ocorre principalmente em produtos da pesca. Nosso corpo não os produz, mas eles o afetam extremamente bem. Por esta razão, muitas vezes ouvimos que as pessoas estão procurando uma maneira de obtê-los, tanto através da dieta e mais peixes que comem, quanto através de produtos naturais com teor de ácidos graxos ômega-3.
A verdade é que a combinação de ômega-3 esconde três tipos de ácidos graxos (ácido alfa-linoleico e dois de seus derivados). Elas, por sua vez, pertencem ao grupo das gorduras «boas». Isso significa que eles são úteis para o corpo e contribuem para o bom estado de todo o organismo. Eles têm a capacidade de acelerar o metabolismo e fortalecer o processo de queima de calorias em excesso do corpo. Eles são bons para o coração e bom colesterol.
Se você quiser saber mais detalhes sobre o que são os ácidos graxos ômega-3 e quais são suas outras propriedades benéficas, este artigo é para você.
Ácidos graxos de óleo de peixe ômega 3 – o que são?
O óleo de peixe, ou ômega 3, são ácidos graxos poliinsaturados. Participe de vários processos bioquímicos importantes.
Esses ácidos não podem ser sintetizados no corpo a partir de outras substâncias não essenciais. Isso significa que os ácidos graxos ômega 3 do óleo de peixe não são formados em nosso corpo, mas é vital para isso. Claro, existem várias maneiras de adicioná-los.
Ficou estabelecido que o corpo humano tem a capacidade de sintetizar o Ômega 3 mais rápido, no caso de fluir paralelamente a essa síntese e a de ácidos graxos ômega 6. É por isso que muitas pessoas querem aproveitar os produtos naturais que contêm ômega 3 óleo de peixe, 6 e 9 ácidos graxos juntos.
Para que servem os ômega-3?
Os ácidos graxos ômega-3 podem ser usados em muitos casos. Eles são extremamente saudáveis e sua aplicação pode variar. Se quisermos dar a resposta mais precisa, de acordo com muitos estudos, como o de cientistas de Nova York, os ácidos graxos ômega-3 podem ser usados para nos proteger de doenças como câncer, Alzheimer, artrite, manter a pele jovem e fresco. Mas um dos benefícios mais importantes dos ácidos graxos ômega-3 é manter a saúde do sistema cardiovascular e do coração.
Benefícios do ômega-3 para um coração saudável?
Os ácidos graxos ômega-3 contêm nutrientes que podem ser muito benéficos para um coração saudável. Eles reduzem a inflamação no corpo, inclusive nos vasos sanguíneos e no sistema, caso contrário, podem danificá-los, o que, por sua vez, levaria a doenças complexas, com risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Por esta razão, muitas pessoas optam por comer mais peixe que contém ômega-3 – as poses de ácidos graxos do coração são tantas! Aqui está o que os principais incluem:
- Reduzir os triglicerídeos; mulher come abacate
- Ligeira diminuição da pressão arterial;
- Redução da coagulação do sangue;
- Menor risco de acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca;
- Equilíbrio de batimentos cardíacos irregulares.
- A riboflavina, que também é encontrada nos peixes, também possui propriedades que equilibram o tônus e a energia do corpo. Por esse motivo, também está incluído nas cápsulas de biofórmula FrioCard e CardiLine.
Os ácidos graxos ômega-3 cuidam da boa saúde do cérebro e do sistema cardiovascular. Eles também têm a importante função de nos proteger de doenças como câncer, Alzheimer, acidente vascular cerebral, artrite e outras doenças degenerativas.
Pode-se dizer também que os ácidos graxos ômega-3 são de enorme importância do ponto de vista estético. Apoiam a juventude, a frescura e o brilho da pele, unhas e cabelos. Não em último lugar, estes ácidos apoiam a circulação sanguínea no couro cabeludo e na superfície subcutânea, cuidam da regeneração celular, etc.
É importante que as pessoas saibam que existem diferentes tipos de ácidos graxos ômega-3. Cada um deles se distingue por sua natureza, composição, finalidade e efeito útil.
Além do Ômega-3 para o coração – Que outros benefícios os ácidos graxos têm?
Os ácidos graxos ômega-3 têm outros benefícios: eles não são escolhidos aleatoriamente por milhões de pessoas em todo o mundo. Como já mencionado, a ciência também estudou inúmeros e confirmou os benefícios do ômega-3, e não apenas para o coração. Aqui vamos listar alguns dos benefícios mais importantes e visíveis que os ácidos graxos ômega-3 têm em nosso corpo:
- Hidrate a pele e mantenha um 369 macio e volumoso
- Reduzir a inflamação
- Dilatam os vasos sanguíneos
- Reduzir os depósitos de gordura no corpo
- Adicione brilho ao cabelo
- Fortaleça o cabelo
- Equilibra o pH do couro cabeludo e protege-o da irritação
- Níveis mais baixos de colesterol «ruim» no corpo
- Estimular o crescimento muscular
Como você pode ver, as propriedades e os efeitos benéficos dos ácidos graxos ômega-3 no corpo são muitos. Sua influência benéfica sobre os músculos e ossos é motivo para os atletas enfatizarem a ingestão de vários alimentos ricos nesses ácidos.
Quantos ômega-3 por dia são recomendados?
A resposta sobre quanto ômega-3 por dia é recomendado não pode ser específica. Depende do seu estilo de vida. Acima de tudo, o consumo de frutos do mar e fontes vegetais de ômega-3 é importante.
As opiniões dos cientistas sobre quanto ômega-3 por dia é recomendado podem variar. Alguns recomendam 250mg, enquanto outros dizem 1g. Provavelmente é melhor estar no meio e tomar 500mg. e ainda melhor se isso também incluir ácidos graxos ômega-3, 6 e 9. Um estudo Portugalno focado em pessoas com problemas cardíacos que tomam 850 mg de ômega-3 por dia durante três anos e meio mostrou que reduz a probabilidade de um ataque calorosamente em um ano e meio deles. Para aqueles cujos níveis de triglicerídeos são altos, recomenda-se uma dose ainda maior – até 3000-4000mg por dia. Mas, neste caso, eles não devem tomar essas quantidades de ômega-3 por conta própria, mas consultar um médico primeiro.
Se você é fã de peixe, vive saudável e come pelo menos duas porções por semana, então seu corpo deve estar recebendo ácidos graxos ômega-3 suficientes. O peixe mais rico em ômega-3 é o salmão, seguido do arenque e do atum. Nesse caso, você não deveria estar tão interessado em como os ômega-3 por dia são recomendados, mas apenas continue levando um estilo de vida saudável!
Como escolher alimentos ricos em ômega-3?
Entre os alimentos ômega-3 mais populares que são fontes naturais desse tipo de ácidos graxos estão vários tipos de peixes. Você mesmo tem a oportunidade de determinar a fonte com a qual alimentar seu corpo com essa substância valiosa. Alimentos ricos em ômega-3 estão contidos em grandes quantidades e em frutos do mar. Como fontes vegetais e alimentos ricos em ômega-3 são também os diferentes tipos de frutos secos (nozes, amêndoas, sementes de abóbora), em sementes de linhaça e ovos, etc.
Lembre-se de que também existem vários produtos naturais que podem nutrir sua pele e todo o seu corpo com extratos úteis. Um bom exemplo são o FrioCard e o CardiLine, que contêm uma fórmula para energia de forma natural. Seus ingredientes também têm propriedades positivas no sistema cardiovascular. Os produtos naturais são um componente importante necessário para o bom funcionamento do organismo e, por isso, o seu fornecimento regular deve estar entre as suas prioridades na cozinha.
A resposta é fácil: coma mais peixe!
O peixe muitas vezes não está presente nas refeições diárias de muitos de nós. E pode ser preparado de várias formas: peixe grelhado, forno ou sopa! Misture uma salada rápida com peixe, simplesmente misturando alface americana, milho, cebola e atum. Esses pequenos passos podem nos ajudar a obter pelo menos alguns ácidos graxos ômega-3, que, no entanto, serão de grande ajuda!
Deja una respuesta