O câncer de próstata está entre as causas mais frequentes de morte por câncer em homens em todo o mundo. Esses são números assustadores e, além do câncer, existem vários outros problemas de saúde da próstata que podem se tornar um problema à medida que os homens envelhecem. Diz-se que a hiperplasia prostática benigna afeta cerca de 90% dos homens com mais de 70 anos, e a prostatite é o motivo mais comum de consultas urológicas entre homens com menos de 50 anos. Claramente, a saúde da próstata é uma questão importante e educar-se é uma das melhores maneiras de se manter saudável.
Com mudanças na dieta e no estilo de vida, é possível reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde da próstata. E se você já está lidando com alguns desses problemas, existem ervas e suplementos que podem ajudar a reduzir a inflamação, combater o aumento da próstata e inibir o crescimento de células cancerígenas.
Aqui estão os melhores produtos para cuidar da próstata – Prostero – Combate a prostatite, é realmente possível?
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha no sistema reprodutor masculino. Ele envolve a parte da uretra (o tubo que esvazia a bexiga) logo abaixo da bexiga e acima dos músculos do assoalho pélvico.
A função mais importante da próstata é a produção de um fluido que compõe o esperma quando combinado com os espermatozoides dos testículos e fluidos de outras glândulas. Todos esses fluidos se unem na uretra e permitem o bom funcionamento dos espermatozoides, responsáveis pela fertilidade nos homens.
Os músculos da próstata também desempenham um papel importante na reprodução, garantindo que o esperma seja pressionado firmemente na uretra e ejetado para fora durante a ejaculação. Para evitar que o esperma entre na bexiga durante a ejaculação, a próstata e o músculo esfíncter da bexiga fecham a uretra até a bexiga.
Outra função muito importante da próstata é o metabolismo hormonal. É na próstata que o hormônio sexual masculino testosterona é transformado em uma forma biologicamente ativa chamada diidrotestosterona (DHT). DHT é um hormônio andrógeno que desempenha um papel na puberdade e ajuda os homens a desenvolver suas características masculinas adultas.
Os problemas de saúde mais comuns da próstata
Câncer de Próstata: O câncer de próstata tornou-se um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Esta forma de câncer é quando as células cancerosas malignas se formam nos tecidos da próstata. Os sinais de câncer de próstata incluem um jato fraco de urina ou micção frequente; dor ou ardor ao urinar; sangue na urina ou sêmen; dor na pélvis, costas ou quadris; fadiga; tonturas e falta de ar.
Hiperplasia prostática benigna (HBP): A hiperplasia prostática benigna é quando a próstata fica inflamada ou aumentada à medida que os homens envelhecem. Quando isso acontece, a próstata comprime a uretra, dificultando a micção, colocando você em risco de infecção na bexiga ou pedras na bexiga.
Prostatite: é uma inflamação ou infecção da próstata que muitas vezes causa inchaço e dor. Também pode levar a problemas de micção, disfunção sexual e problemas gerais de saúde, como cansaço e depressão. Ao contrário da maioria dos outros problemas de saúde da próstata, a prostatite ocorre com mais frequência em homens jovens e de meia-idade.
Existem três tipos de prostatite: prostatite não bacteriana (o tipo mais comum), prostatite bacteriana e prostatodinia. A prostatite não bacteriana pode ser causada por estresse e atividade sexual irregular. A prostatite bacteriana pode ser o resultado de bactérias, vírus ou até mesmo uma doença sexualmente transmissível. A prostodinia, também conhecida como prostatite crônica, pode ser bacteriana ou o resultado de uma próstata inflamada e muitas vezes causa dor pélvica.
Os melhores remédios naturais para a saúde da próstata
Mudança na dieta e estilo de vida
Consuma os seguintes alimentos e suplementos e faça as seguintes mudanças no estilo de vida para ajudar a manter a saúde ideal da próstata.
- Tomates: Os tomates (especialmente quando cozidos) fornecem licopeno, que é fundamental para a saúde da próstata.
- Peixes: Alimentos ricos em ômega-3, como peixes selvagens, reduzem a inflamação da próstata.
- Chá Verde: O chá verde é a bebida antienvelhecimento por excelência porque contém o mais alto nível de antioxidantes. Ajuda a promover a desintoxicação e a saúde da próstata. A desintoxicação pode ajudar a tratar ou aliviar os sintomas da prostatite.
- Sementes de Abóbora: As sementes de abóbora e o óleo de semente de abóbora apoiam a saúde da próstata devido ao seu alto teor de carotenóides e vitaminas lipossolúveis. As sementes de abóbora contêm zinco, que atua como diurético para ajudar a esvaziar a bexiga e reduzir a inflamação.
- Evite o alto consumo de carne e laticínios: O alto consumo de laticínios e carne tem sido associado a um risco aumentado de câncer de próstata. Isso pode ser devido a altos níveis de supressão da ingestão de cálcio da vitamina D, que exibiu propriedades anticancerígenas.
Atividade física
O exercício tem a capacidade de modular os níveis hormonais, prevenir a obesidade, melhorar a função imunológica e reduzir o estresse oxidativo.
Suplementos e suplementos
- Vitamina E: A vitamina E desempenha um papel como antioxidante no corpo.
- Vitamina D: A associação entre redução da exposição solar ou deficiência de vitamina D e aumento do risco de câncer de próstata em idade mais precoce e com progressão mais agressiva indica que a nutrição adequada de vitamina D deve ser uma prioridade para homens de todas as idades.
- Selênio: Tem vários benefícios, incluindo a capacidade de aumentar a imunidade, reduzir o risco de câncer e aumentar a longevidade. 200 microgramas de selênio por dia levam a uma redução notável no câncer de próstata.
- Licopeno: O licopeno é um poderoso antioxidante que dá às frutas e vegetais sua cor vermelha. É ativado mais fortemente cozinhando tomates. Maior consumo está associado a um menor risco de câncer de próstata.
- Zinco: Um importante benefício do zinco é o papel que desempenha na saúde da próstata. Infecção, estresse e dieta afetam os níveis de zinco, que são bastante reduzidos em pessoas com problemas de próstata.
- Óleo de peixe: O óleo de peixe é conhecido por reduzir a inflamação que pode levar à prostatite e ao câncer de próstata.
- Saw Palmetto: Pode melhorar os sintomas da hiperplasia prostática benigna e da prostatite, por isso é um dos suplementos mais usados por homens com problemas de saúde da próstata.
- Urtiga: A urtiga tem efeitos anti-inflamatórios, anticancerígenos e antivirais. Também aumenta a imunidade e alivia os sintomas da HBP devido aos compostos que contém, como fitoesteróis, lignanas e polissacarídeos.
Cuidados com a saúde da próstata
Antes de procurar qualquer medicamento ou forma de medicina alternativa, especialmente para o tratamento do câncer, certifique-se de ter feito as mudanças necessárias no estilo de vida e de ter integrado a dieta, alimentos e suplementos acima em sua dieta. Muitas vezes o melhor tratamento para a próstata é a prevenção.
Deja una respuesta