A dor nas costas é um dos problemas articulares mais comuns em qualquer idade. É uma condição dolorosa e debilitante que pode resultar de lesões, atividades e certas condições patológicas. A dor nas costas pode afetar pessoas de todas as idades, por diferentes razões. À medida que envelhece, a possibilidade de desenvolver dores lombares aumenta, devido a fatores como posturas adotadas por motivos de trabalho ou doenças degenerativas que afetam o sistema musculoesquelético. A dor lombar, ou dor lombar, pode ser atribuída a problemas que afetam a coluna lombar, os discos entre as vértebras, os ligamentos ao redor da coluna e os discos, a medula espinhal e os nervos, os músculos da parte inferior das costas, os órgãos abdominais internos e pélvica e até mesmo a pele ao redor da parte inferior das costas.
A dor nas costas, ou dor na parte superior das costas, por outro lado, pode ser devido a distúrbios da aorta, tumores no peito e inflamação da coluna.
Dor nas costas: causas
Problemas na coluna, como osteoporose, podem causar dores nas costas. As costas humanas são compostas por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, que trabalham sinergicamente para sustentar o corpo e nos permitir mover. Os segmentos da coluna são acolchoados com uma espécie de «almofadas» semelhantes a cartilagem chamadas discos vertebrais. Um problema com qualquer um desses componentes pode causar dor nas costas. Em alguns casos, a dor nas costas não tem causas fisiológicas, mas pode ser devido a danos resultantes de tensão, condições médicas e problemas estruturais e má postura.
Como tratar a dor lombar e nas articulações com métodos naturais?
Esforço
A dor nas costas geralmente resulta de tensão ou lesão. As causas frequentes de dor nas costas são: músculos ou ligamentos tensos, discos danificados, lesões, fraturas ou quedas.
As atividades que podem levar a esse tipo de problema são: levantar algo de forma inadequada, levantar algo muito pesado, fazer movimentos bruscos e desordenados.
Condições médicas e problemas estruturais
Uma série de problemas estruturais ou condições médicas podem causar dor nas costas.
- Discos quebrados: Cada vértebra da coluna é amortecida pelos discos. Se um disco se romper, haverá mais pressão no nervo, resultando em dor nas costas.
- Discos inchados: Da mesma forma que os discos rompidos, um disco inchado pode causar aumento da pressão em um nervo, causando dor.
- Ciática: Uma dor aguda e lancinante que percorre a nádega e desce pela parte de trás da perna, causada por uma protuberância ou hérnia de disco pressionando um nervo.
- Artrite: A osteoartrite pode causar problemas nas articulações dos quadris, região lombar e outras áreas. Em alguns casos, o espaço ao redor da medula espinhal se estreita. Esta condição é conhecida como estenose espinhal.
- Curvatura anormal da coluna: Se a coluna se curvar de maneira incomum, pode ocorrer dor nas costas. Um exemplo é a escoliose, na qual a coluna se curva para o lado.
- Osteoporose: Nesta condição, os ossos, incluindo as vértebras da coluna, tornam-se quebradiços e porosos, tornando mais prováveis as fraturas por compressão.
- Problemas renais: Pedras nos rins ou infecções renais podem causar dor nas costas.
Movimento e postura
A dor nas costas também pode resultar de algumas atividades diárias repetidas ou má postura, como:
- Assumir má postura ao usar um computador
- Torção, flexões, tosse ou espirro
- Tensão muscular
- Alongamento excessivo
- Empurrar, puxar, levantar ou carregar algo
- Em pé ou sentado por longos períodos
- Manter o pescoço para a frente por muito tempo, como ao dirigir ou usar um computador
- Sessões de condução longas e ininterruptas
- Durma em um colchão que não apoie o corpo e mantenha a coluna reta
Fatores de risco
Os seguintes fatores estão ligados a um maior risco de desenvolver dor lombar e dor nas costas:
- Atividades profissionais
- Gravidez
- Um estilo de vida sedentário
- Má forma física
- Idade avançada
- Obesidade e excesso de peso
- A fumaça
- Exercício ou trabalho extenuante, especialmente se feito incorretamente
- Fatores genéticos
- Condições médicas, como artrite e câncer
A dor lombar também tende a ser mais comum em mulheres do que em homens, possivelmente devido a fatores hormonais. Estresse, ansiedade e transtornos de humor também estão intimamente relacionados à dor nas costas.
Sintomas
O principal sintoma da dor nas costas é dor ou desconforto e rigidez em qualquer parte das costas, às vezes chegando até as nádegas e pernas. Alguns problemas nas costas podem causar dor em outras partes do corpo, dependendo dos nervos afetados. A dor geralmente desaparece sem tratamento, mas se ocorrerem os seguintes sintomas: perda de peso, febre, inflamação ou inchaço nas costas, dor nas costas persistente, onde deitar ou descansar não ajuda, dor nas pernas, dor abaixo dos joelhos, uma lesão recente, trauma, incontinência urinária dificuldade em urinar, incontinência fecal ou perda de controle sobre os movimentos intestinais, dormência ao redor dos genitais, dormência ao redor do ânus, dormência ao redor das nádegas, você deve consultar o seu médico.
Dor nas costas: remédios
A dor nas costas geralmente se resolve com repouso, produtos naturais tópicos ou suplementos naturais (aqui estão os melhores produtos naturais para dor nas costas), mas às vezes é necessário tratamento médico. Hondrox – um método natural para prevenir a dor nas articulações?
Tratamentos para fazer em casa
- Medicamentos para aliviar a dor, geralmente medicamentos anti-inflamatórios não esteróides sem receita médica, como o ibuprofeno, podem aliviar o desconforto. A aplicação de uma bolsa quente ou bolsa de gelo na área dolorida também pode reduzir a dor. Ou você pode experimentar este creme Flexio eficaz
- Descansar de atividades extenuantes pode ajudar a reduzir a dor e prevenir a fraqueza muscular.
Tratamento médico
Se os tratamentos caseiros não forem suficientes, o médico pode recomendar medicamentos, fisioterapia ou ambos.
- Medicação: A dor nas costas que não responde bem aos analgésicos de venda livre pode exigir uma prescrição de AINEs. Estes requerem acompanhamento cuidadoso pelo médico. Em alguns casos, relaxantes musculares podem ser usados.
- Fisioterapia: A aplicação de calor, gelo, ultra-som e estimulação elétrica, e algumas técnicas de liberação muscular nos músculos das costas e tecidos moles, podem ajudar a aliviar a dor.
Terapias complementares
As terapias complementares podem ser utilizadas como adjuvantes às terapias convencionais ou isoladas.
Quiropraxia, osteopatia, shiatsu e acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas, bem como estimular o paciente a relaxar. Um osteopata é especializado no tratamento do esqueleto e dos músculos. Um quiroprático trata problemas articulares, musculares e ósseos. O foco principal está na coluna. O Shiatsu, também conhecido como terapia de pressão dos dedos, é um tipo de massagem em que a pressão é aplicada ao longo das linhas de energia do corpo.A acupuntura, por outro lado, envolve a inserção de agulhas finas e pontos específicos no corpo. A acupuntura pode ajudar o corpo a liberar seus analgésicos naturais – endorfinas – bem como estimular o tecido nervoso e muscular. O Yoga, por outro lado, envolve poses, movimentos e exercícios respiratórios específicos.
Cirurgia
A cirurgia de dor nas costas é muito rara. Se um paciente tiver uma hérnia de disco, a cirurgia pode ser uma opção, especialmente se houver dor persistente e a compressão do nervo causar fraqueza muscular.
Exemplos de procedimentos cirúrgicos incluem:
- Fusão: Duas vértebras são unidas, com um enxerto ósseo inserido entre elas.
- Discectomia: Uma porção do disco pode ser removida se for irritante ou prematura contra um nervo.
- Remova parcialmente uma vértebra: Uma pequena seção de uma vértebra pode ser removida se estiver comprimindo a medula espinhal ou os nervos.
- Injeção de células para regenerar os discos da coluna: efetivamente eliminando a dor causada pela doença degenerativa do disco.
Deja una respuesta