Alimentos e bebidas são nossa principal fonte de nutrientes. Eles são a razão pela qual sobrevivemos por tanto tempo e de alguma forma conseguimos dominar nosso pequeno planeta verde-azulado. Embora nossa existência e evolução também possam depender de muitos fatores diferentes, ninguém pode negar o poder do que comemos. Alguns livros, como “Catching Fire: How Cooking Made Us Human” de Richard Wrangham e “An Edible History of Humanity” de Tom Standage, são dedicados ao assunto. Nossa saúde e nosso código genético dependem diretamente dos produtos consumidos. Eles nos ajudaram a inventar a agricultura e criar gado. As especiarias também são importantes. Eles nos ajudam a transpor nossos receptores sensoriais. A maioria deles é boa o suficiente para o funcionamento do nosso corpo.
Ah, a vida e a maravilhosa alegria da comida não seriam a mesma sem eles. Mas eles pertencem ao chamado «Trio Branco da Morte». Inclui açúcar, sal e farinha. Agora, respire fundo e relaxe. Nem toda pitada de açúcar e sal vai te matar em um instante. Mas suas versões refinadas são muitas vezes adicionadas a junk foods que compõem a maioria dos nossos maus hábitos alimentares. Eles também são bastante envolventes. Seu consumo excessivo pode levar à obesidade, síndrome metabólica, câncer, hipertensão, diabetes tipo 2, pressão alta e níveis de colesterol e acne crônica.
É claro que hoje o mercado oferece muitas soluções naturais que podem ser aplicadas com o objetivo de relaxar e harmonizar os batimentos cardíacos. Como Diastina. Desfrutar de um bem-estar cardiovascular adequado também pode ser alcançado através do consumo de alimentos para imunidade.
Então, sal versus açúcar – o que é pior para a nossa saúde?
As propriedades do açúcar e do sal – quão diferentes são?
Sal e açúcar têm muito pouco em comum. Tanto quimicamente quanto ao comparar seus gostos. O primeiro é feito de sódio e cloreto ionicamente ligados. E este último é composto de oxigênio, hidrogênio e carbono que são combinados covalentemente. Mas também podem ser bastante semelhantes. Sua forma mais comum é a cristalina e, na maioria das vezes, são inodoras e incolores.
Eles têm sido aplicados há séculos para os seguintes propósitos:
- Conservação de produtos alimentares;
- Agentes antibacterianos que podem ser colocados diretamente em feridas abertas em sua forma pura;
- Intensificadores de sabor fortes colocam em quase todos os alimentos;
Uma breve história do açúcar e do sal no prato humano
Dificilmente você encontrará intensificadores de sabor mais populares e comumente usados na história da humanidade do que o sal e o açúcar. Além disso, eles são obtidos naturalmente. O sal é geralmente derivado de lagos de água salgada. Suas águas curativas picam a pele humana. Eles o refrescam e rejuvenescem matando qualquer bactéria nociva em sua superfície. Infelizmente, a maior parte do sal em alimentos pré-embalados pode ser extremamente prejudicial. O mesmo vale para o açúcar também. É colhido da cana-de-açúcar. Seu nome deriva da palavra grega antiga ‘σάκχαρις’ (‘saccharis’). Inicialmente, era usado apenas como medicamento. A sacarina natural aumenta os níveis sanguíneos e é usada contra tonturas. Se sofre de níveis baixos de açúcar no sangue, você pode adicionar uma pitada dele a um copo de água em temperatura ambiente para meio ambiente e beber. Isso fará você se sentir melhor imediatamente.
Quais são os efeitos negativos do sal e do açúcar no corpo humano?
O sal e o açúcar desempenham um papel importante nos hábitos alimentares dos seres humanos, disso não há dúvidas. Mas não vamos esquecer que exagerar nos dois intensificadores de sabor pode levar a muitas consequências negativas. Quais são os principais danos que causam ao nosso corpo? Nós os revisamos individualmente abaixo.
Aqui estão alguns dos efeitos negativos que o consumo excessivo de sal pode ter no corpo humano:
- Aumentar o risco de desenvolver câncer de estômago e doenças cardiovasculares;
- Altas quantidades de sódio no corpo humano podem causar edema e conservação de água;
- O funcionamento normal dos rins é prejudicado;
- Você pode realmente desenvolver um vício em sal;
- Pode causar inchaço;
Por outro lado, a necessidade de uma solução rápida de açúcar também não é muito saudável para você. Aqui estão os efeitos negativos do açúcar no corpo humano:
- Está diretamente ligada à obesidade e ao ganho de peso;
- Surtos frequentes de acne também são comuns em pessoas com alto consumo de açúcar;
- O açúcar é ainda mais viciante do que o sal – Cortar rapidamente pode levar à depressão, mudanças rápidas de humor e mudanças nos níveis de energia;
- Existe uma estreita ligação entre o envelhecimento prematuro da pele e o consumo excessivo de doces;
- Um alto risco de diabetes tipo 2, câncer, pressão alta e níveis de colesterol;
Sal versus açúcar – o que é pior para a saúde humana?
Historicamente, os médicos se concentraram mais no aconselhamento sobre a limitação da ingestão de sódio para controlar a pressão arterial. Recentemente, no entanto, novas pesquisas e estudos estão em andamento. Surpreendentemente, a maioria deles mostra que os açúcares adicionados são mais perigosos em geral. Você pode não querer acreditar, mas o açúcar prejudica mais o coração do que o sal.
A ingestão excessiva de açúcares refinados pode levar a alterações no metabolismo do corpo e inflamação crônica. Isso leva ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e diabetes tipo 2. Alguns tipos de moléculas de açúcar, chamadas frutose, são processadas apenas pelo fígado. Sua atividade também é severamente prejudicada devido ao consumo excessivo de doces.
A ciência moderna avançou níveis muito altos. É possível trabalhar contra os efeitos negativos do sal e do açúcar no corpo humano aplicando uma ampla gama de soluções naturais para melhorar a frequência cardíaca. Como o SugaNorm organicamente filmado a paz interior e as melhores cápsulas de tom corporal.
Então quem é o vencedor? O sal é mais perigoso para nós e para o nosso bem-estar do que o açúcar? Ou vice-versa? Vamos descobrir!
Veredicto: Estudos científicos mostraram que o consumo excessivo de açúcares refinados é mais perigoso para a saúde humana do que o sal. O sódio é muito importante para o funcionamento normal do elemento do organismo. No entanto, lembre-se de limitar sua ingestão diária de ambos!
Manter o equilíbrio correto é tudo!
“Pratique deixar de lado tudo o que você teme perder”, diz o Mestre Yoda na série Star Wars. E é mais do que justo. Qualquer coisa que se torne uma obsessão tem o poder de nos matar. Lembre-se disso. Açúcar e sal são muito importantes para o trabalho normal do corpo. Só não os teste. Tente manter um bom equilíbrio em tudo o que você coloca no seu prato. Pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Deja una respuesta